Corredor com portas corta-fogo na cor cinza Corredor com portas corta-fogo na cor cinza

Entenda como funciona a porta corta-fogo PRF-30

4 minutos para ler

Os investimentos em tecnologia na construção civil têm como principais objetivos garantir materiais de qualidade, segurança e conforto nas edificações comerciais e residenciais. Nesse sentido, a porta corta-fogo PRF-30 é uma das opções que deve constar em um projeto de construção ou reforma, em razão da proteção para casos de incêndios.
Por isso, elaboramos um artigo para esclarecer os benefícios desse modelo de porta, além de detalhar como são avaliados os parâmetros de segurança e indicações de uso. Continue a leitura e fique bem-informado.

 

O que é uma porta corta-fogo?

Inicialmente é preciso esclarecer que uma porta corta-fogo é desenvolvida para proteção contra incêndios em edificações residenciais e comerciais, como por exemplo, apartamentos e quartos de hotéis. Toda a estrutura é reforçada (porta e acessórios) para impedir que as chamas e gases tóxicos se propaguem para outros ambientes do imóvel.
A norma que regula a qualidade do produto é a NBR 15281, responsável por especificar os requisitos para construção, instalação, funcionamento, desempenho, manutenção e ensaio das portas resistentes ao fogo. A classificação de resistência às chamas é que diferencia os tipos de porta, por isso a corta-fogo PRF-30 indica que o material impede os riscos por até 30 minutos.
Vale destacar que a metodologia utilizada para confirmar a resistência da porta em PRF-30, PRF-60 e PRF-90 abrange todos os componentes, como por exemplo: ferragens, bandeira, painéis e revestimentos. Outra observação importante é que a folha de porta contenha a identificação do fabricante, a classe, número de ordem, mês e ano de fabricação, em local visível.

 

Benefícios da porta corta-fogo PRF-30

As portas PRF-30 foram construídas para instalações em prédios com grande circulação de pessoas, como: hospitais, hotéis, centros comerciais, entre outros. Sua funcionalidade está em oferecer proteção estratégica em situações envolvendo princípios de incêndio.
Quando pensamos nos benefícios de uma porta com essa característica devemos lembrar que são projetadas para oferecerem resistência ou vedação ao fogo e gases tóxicos, além do isolamento acústico. Por isso, apresentam a particularidade de serem instaladas em locais que possam oferecer uma saída para as pessoas que estiverem no local, no momento do incidente.

 

Como escolher o melhor modelo de PRF-30?

A principal dúvida do cliente é definir qual porta corta-fogo é a ideal para as necessidades do projeto em andamento, pois, no mercado existem várias opções e preços. No primeiro momento, um preço promocional pode ser atrativo, mas, é preciso conhecer as especificações do produto que se pretende adquirir, a fim de não se decepcionar com o resultado.
Com essa perspectiva, vamos detalhar o modelo de porta resistente ao fogo PRF-30 da Sincol que reúne um histórico de sucesso na fabricação do equipamento há 30 anos.
O kit Resistente ao Fogo foi elaborado em conformidade com as normas NBR 15281 (porta corta-fogo) e NBR 15930 (porta de madeira para edificações). Desse modo, o produto é indicado para residências, apartamentos e edificações comerciais como hotéis.
A resistência e capacidade de isolamento, estanqueidade e integridade do material são verificados nas ferragens e acessórios especiais, além do veda porta que proporciona a atenuação acústica (classe C3) em até 31 decibéis. As folhas são 100% compactas (estrutura exclusiva), resistentes ao fogo por até 30 minutos e contam com fitas intumescentes nos batentes para impedir a passagem de gases tóxicos.

 

Cuidados com o produto

A melhor maneira de preservar um produto é seguir as recomendações do fabricante, por isso cuidados básicos na limpeza aumentarão a vida útil da porta resistente ao fogo da Sincol, evitando alterações na estrutura original.
Nesse sentido, a primeira atenção deve acontecer na limpeza, realizada com flanela ou pano úmidos, levemente umedecidos com água. Evite usar produtos químicos como querosene, acetona, solventes ou lustra móveis, já que podem danificar a porta e invalidar a garantia.
Em situações de riscos ou afundamentos na camada superficial, a recomendação da Sincol é aplicar produtos como bastão corretivo e caneta para retoques no acabamento. Já em situações de desgaste natural, as portas podem receber envernização.
Como você pode acompanhar, as portas corta-fogo PRF-30 são um produto de primeira necessidade em edificações comerciais e residenciais. Por isso, reconhecer as funcionalidades e benefícios do material auxiliam na tomada de decisão.
Acesse o site da Sincol e conheça os modelos mais adequados para sua obra.

[Catálogo] Conheça a nossa linha completa de porta e Kit Porta Pronta

Avalie este conteúdo!
Posts relacionados

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This