pintura u.v. e pintura p.u. pintura u.v. e pintura p.u.

Entenda a diferença entre Pintura U.V. e P.U.

4 minutos para ler

A praticidade na compra de produtos para instalação ou uso imediato conquistou a preferência dos consumidores brasileiros. Por isso, as opções de materiais de construção (portas e janelas) ou móveis de madeira com pintura definitiva se multiplicam nos portfólios das empresas. 

Com esse entendimento, uma dúvida recorrente é qual o acabamento apresenta maior durabilidade ou oferece maior proteção contra intempéries climáticas. Nesse artigo, apresentaremos dois materiais que se destacam na área de acabamento em pintura, por oferecerem soluções que vão da proteção contra os raios solares até a secagem feita com raios ultravioletas. 

 

O que é tinta U.V. e P.U.?

Inicialmente é preciso esclarecer que a tinta U.V. é um produto utilizado para acabamento de pinturas convencionais ou aplicadas em móveis e portas de madeira, por exemplo. Após a aplicação, a peça é exposta aos efeitos de lâmpadas ultravioletas que realizam um processo fotoquímico, conferindo efeitos como solidificação e polimerização. 

O material é livre de solventes, tornando-o uma opção altamente sustentável já que a ação química da luz endurece a tinta, evitando liberação de resíduos para a atmosfera. Outro diferencial é garantir a intensificação das cores nas bases de diferentes tipos de suporte. 

Em contrapartida, a tinta P.U. é composta por laca poliuretano e reúne características como resistência a intempéries climáticas e alta aderência em diferentes tipos de materiais (madeiras, metais e plásticos mais encorpados). 

Por essa condição, também é indicada para coloração de áreas externas de imóveis residenciais e comerciais, devido a ação monolítica (camada única) e de fácil higienização. Quando se avalia o resultado em madeiras, a pintura apresenta o efeito laqueado (brilho intenso) e proporciona proteção contra impactos, riscos e contatos abrasivos. 

 

Qual a melhor opção para madeiras?

Depois dos esclarecimentos sobre cada tipo de produto é válido ressaltar que ambos apresentam altos índices de qualidade quando aplicados em peças de madeira. Por isso, a questão que deve ser observada é se o material que receberá a pintura não apresenta incompatibilidade. 

Um exemplo pode ser direcionado para a pintura U.V. que não pode ser utilizada em tecidos já que a trama do material (espaços) absorverá a tinta, atrapalhando o processo de secagem e consequentemente, o efeito químico. Contudo, as opções de aplicação são amplas e incluem: lonas, espuma, MDF, vidro, adesivos, entre outros insumos. 

No caso de madeiras, o uso do produto proporciona acabamentos com efeitos mais intensos (destacando a cor original), durabilidade da peça, além do destaque em relação a não utilização de solventes. 

Uma sugestão indicada por profissionais para avaliar a qualidade da pintura U.V. é questionar a gramatura da aplicação de cobertura. Essa informação técnica define produtos com melhor qualidade, lembrando que a medida ideal é de pelo menos, 80 miligramas por metro quadrado. 

Do mesmo modo, a pintura P.U. possibilita efeitos variados que vão do fosco ao brilho intenso. O resultado é possibilitado pelos componentes que combinam pigmentos orgânicos e resinas químicas como poliésteres, responsáveis por excelentes resultados em peças de madeira. 

Além disso, são identificadas condições como secagem rápida, bom espalhamento da tinta e uma resistência extra no material que recebe o produto. Contudo, especialistas alertam que essa tinta necessita de solventes químicos, cabines de pintura e utilização de equipamentos de proteção individual (EPIs), a fim de proteger a saúde dos responsáveis pelo trabalho. 

Com essas informações, esperamos que você tenha esclarecido as dúvidas sobre as pinturas U.V. e P.U. A linha de portas da Sincol apresenta diversos modelos com as duas opções de acabamento. Ficou interessado em conhecer nosso portfólio? Clique no site e confira. 

[Catálogo] Conheça a nossa linha completa de porta e Kit Porta Pronta

Avalie este conteúdo!
Posts relacionados

Deixe um comentário

Pin It on Pinterest

Share This